domingo, 2 de maio de 2010

Déphêchez-Vous

Esse é o Roberto Ferreira, ele é formado em Teologia pelo Seminário Maior Maria Imaculada – Araxá – MG, Letras – habilitação Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade Federal de Viçosa–MG, especialista em Moda e Comunicação pela Universidade Anhembi-Morumbi-SP e, atualmente, mestrando em Ciências Sociais pela PUC-SP. Mas ele se descreve como sendo “um designer gráfico, pois trabalho com arte digital. E também sou professor do curso de Design de Moda do Centro Universitário Vila Velha-UVV nas disciplinas de Modelagem, Moulage, Desenho Gráfico e CAD (modelagem criada em computador).”

Vocês devem estar se perguntando, o que ele tem a ver com o título Déphêchez-Vous!? Bem, foi ideia dele de fazer o Dépêchez-Vous!, um site que na verdade parece ser um miniportal dedicado a assuntos variados, como Moda, Gastronomia, Português, Francês, Arte Digital. Lá, também encontram-se contos e serviços, como Consultoria de Moda, Consultoria de Modelagem e cursos.

Para a realização desses serviços, Roberto precisou abrir um espaço para ser o espaço real do Dépêchez-Vous!, diz ele: “Foi quando abri um pequeno espaço, porém aconchegante, para receber clientes e alunos. Ele foi projetado de forma simples, à moda dos bureaux franceses, com ar de maison-bureaux (local onde se habita e trabalha), embora não tenha essa função de habitação, mas apenas trabalho e encontros. Um local para criação de minhas obras, receber clientes, reuniões de negócios ou, simplesmente, receber amigos e alunos de meu apreço.”

E para nós, Roberto deu uma ajudinha exclusiva, deixando dicas de filme e livro de moda.

“Como livro, apesar de um pouco complexo, indicaria "O Império do Efêmero", de Gilles Lipovetsky. Embora seja uma leitura não tão simples, ele nos apresenta a moda e seu destino nas sociedades modernas. Já para os iniciantes no assunto enquanto ciência (porque Moda é ciência) indico "Moda e Comunicação", de Malcolm Barnard. Ambos de fácil acesso em livrarias locais.

Como filme, indico "O Diabo veste Prada", não por ser o filme sensação, mas por mostrar que a imagem certa pode atrair melhores oportunidades, e o que realmente conta é o que a pessoa tem como meta de vida. Tirando o glamour e a comédia, o filme é um exemplo de transformação com dose intelectual através da personagem da atriz Anne Hathaway.

Outro filme fantástico, embora difícil de se encontrar, é "Prêt-à-Porter" (ou em inglês "Ready to Wear"), uma sátira cheia de excessos e um dos primeiros a tratar do assunto desvendando a caixinha de pandora que era o cenário fashion dos anos 90. No filme, percebe-se a magia de um universo glamouroso se dissolver e nos deparamos com a realidade de que a moda, muitas vezes, nada mais é do que um grande negócio cercado de futilidades e de profissionais despreparados.”

Quem quiser acessar o site é: www.depechezvous.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário